O Cruzeiro foi derrotado pelo Ipatinga por 3 x 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, pela segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro e foi eliminado da competição, perdendo a chance de conquistar o tricampeonato e de disputar a decisão do estadual pela oitava vez seguida.

Danilo Dias, duas vezes, e Alessandro marcaram os gols do Ipatinga e Wellington Paulista, de pênalti, diminuiu para a Raposa, que volta a disputar a Copa Santander Libertadores, ainda contra adversário indefinido, na próxima semana.

O Cruzeiro partiu para cima do Ipatinga no início da partida e, com o domínio completo do meio-de-campo, pressionou bastante o adversário, que tentava se segurar como podia. Aos 9 minutos, Wellington Paulista lançou Bernardo dentro da área. O meia dominou, tirou o marcador da jogada e chutou forte, para boa defesa de Douglas.

Só dava Raposa, que teve outra boa oportunidade para marcar, desta vez com Roger, aos 13 minutos. Bernardo fez boa jogada pela esquerda e tocou para o meia, que chutou fraco, para fora. Um minuto depois, Wellington Paulista recebeu lançamento e chutou da entrada da área. A bola saiu, com muito perigo, à direita do gol de Douglas.



Thiago Heleno também tentou, de cabeça, após falta cobrada por Roger e Douglas fez boa defesa. Wellington Paulista e Fabinho experimentaram de fora da área, mas para fora.

A partir dos 35 minutos, o time visitante passou a encontrar mais espaços e, em contra-ataques, chegou muito próximo de abrir o marcador. No primeiro deles, Leanderson recebeu lançamento dentro da área e chutou forte. Fábio, muito bem posicionado, fez excelente defesa.

Pouco tempo depois, Francismar desviou cruzamento pela esquerda e Fábio fez outra excelente defesa. Um minuto depois, Luizinho cobrou falta na trave do Cruzeiro. Ainda no primeiro tempo, Laenderson recebeu lançamento e finalizou dividindo com Fábio, que saiu mais uma vez muito bem do gol.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou com duas alterações para a segunda etapa, com Jonathan e Gilberto entrando nos lugares de Bernardo e Roger. As substituições surtiram efeito imediato e logo no primeiro minuto, o time celeste teve a melhor chance de marcar até então. Gilberto cruzou da esquerda, Wellington Paulista subiu sozinho e cabeceou nas pernas do zagueiro. A bola sobrou para Wellington Paulista, que chutou forte, para fora, acima do gol de Douglas.

O Cruzeiro era melhor no jogo mas, aos 15 minutos, levou o primeiro gol. Francismar lançou Danilo Dias, que penetrou na grande área e chutou na saída de Fábio. Ipatinga 1 x 0. Logo depois, Adilson Batista mexeu pela última vez na equipe da capital e colocou o atacante Thiago Ribeiro no lugar do lateral-esquerdo Fernandinho.

Mas, aos 20 minutos, em jogada idêntica à que originou no primeiro gol, o Ipatinga ampliou, novamente com Danilo Dias chutando na saída de Fábio. Um minuto depois, Thiago Heleno levou o segundo cartão amarelo na partida e foi expulso, deixando a situação da Raposa ainda mais complicada.

Valente, o Cruzeiro buscava o gol, teve outra chance desperdiçada por Wellington Paulista, mas acabou levando mais sufoco do Ipatinga. Aos 32, em mais um contra-ataque, Francismar surgiu cara a cara com Fábio e chutou forte. O goleiro celeste salvou mais uma vez.

Mas, três minutos depois, Luizinho cruzou pela direita, a bola sobrou para Alessandro, que chutou forte, fazendo o terceiro gol do Ipatinga. Na comemoração, Alessandro foi expulso pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

O Cruzeiro diminuiu aos 43 minutos. No lance, Max Carrasco colocou a mão na bola dentro da área, em jogada disputada com Gilberto. O árbitro marcou pênalti e expulsou o atleta do Ipatinga. Wellington Paulista cobrou a penalidade e definiu o placar.


CRUZEIRO 1 X 3 IPATINGA
Motivo: segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 18/04/2010 (domingo)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Gols: Danilo Dias, aos 15 min. e aos 20 min., Alessandro, aos 35 min., e Wellington Paulista aos 43 min. do segundo tempo
Público: 17.396 pagantes
Renda: R$ 314.253,39

CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Gil, Thiago Heleno e Fernandinho (Thiago Ribeiro); Fabinho, Pedro Ken, Henrique e Bernardo (Jonathan); Roger (Gilberto) e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista

IPATINGA: Douglas; Silvio (Patrick), Max e Éber (Afonso); Luizinho, Max Carrasco, Leanderson (Matheus), Francismar e Marinho Donizete; Danilo Dias e Alessandro. Técnico: Gilson Kleina

Cartões amarelos: Henrique, Fabinho e Pedro Ken (Cruzeiro); Eber, Marinho Donizete e Alessandro (Ipatinga)
Cartões vermelhos: Thiago Heleno (Cruzeiro); Alessandro e Max Carrasco (Ipatinga)