Na despedida do torcedor em 2009, o Cruzeiro goleou o Coritiba, por 4 x 1, no início da noite deste domingo, e manteve-se vivo na briga por uma vaga na Copa Santander Libertadores 2010. Os mais de 27 mil cruzeirenses que foram no Mineirão vibraram com uma bela exibição da equipe que saiu atrás no placar e mostrou muita garra para reagir.

Com o resultado, o time celeste ultrapassou o rival Atlético-MG, que perdeu para o Palmeiras, e assumiu o quinto lugar do Campeonato Brasileiro. A Raposa soma agora 59 pontos ganhos e fica a três do São Paulo, quarto colocado ao final da 37ª rodada.

O Cruzeiro não contou neste domingo com o zagueiro Gil e o camisa 10 Gilberto, suspensos. Adilson Batista escalou Cláudio Caçapa na defesa e Leandro Lima no meio-campo. O meia-atacante Guerrón, que estava cotado para começar jogando, acabou cortado do banco de reservas.



O Coritiba assustou no início e marcou primeiro, com o zagueiro Jeci. O Cruzeiro virou ainda no primeiro tempo, com Henrique e Jonathan. Wellington Paulista e Eliandro fecharam a contagem na segunda etapa.

O time celeste terá uma semana de trabalho para o último compromisso da temporada, contra o Santos, na Vila Belmiro.

O jogo

Cruzeiro e Coritiba fizeram um primeiro tempo eletrizante no Mineirão. O time celeste tomou a iniciativa do jogo logo no início e encontrou pela frente um time muito determinado a se defender, sem receio em cometer faltas quando necessário.

A primeira grande chance de gol aconteceu aos 8 min, quando Wellington Paulista fez o pivô na entrada da área e rolou a Jonathan na direita. O camisa 2 invadiu a área e chutou cruzado, rente à trave direita de Vanderlei, com muito perigo.

Mas o time celeste não teria vida fácil. Logo na primeira investida, o Coritiba abriu o placar. Marcelinho cobrou falta do lado esquerdo e surpreendeu com um chute forte e rasteiro em direção à área. O zagueiro Jeci apareceu na pequena área e fez 1 x 0.

O Cruzeiro se perdeu em alguns momentos e quase sofreu o segundo gol aos 19 min. Leonardo Silva rebateu a bola após cruzamento da esquerda e Renatinho chutou de primeira, para grande defesa de Fábio.

Vendo que o time celeste não se acertava, Adilson Batista agiu e efetuou a primeira substituição já aos 24 min. Leandro Lima deu lugar a Eliandro e o Cruzeiro passou a ter três atacantes. O jovem de 19 anos entrou com personalidade e logo na primeira bola que pegou, repetiu Jonathan e chutou próximo à trave direita do Coritiba.

Com muito vigor, o Cruzeiro mudou o placar nos minutos finais. Aos 43 min, Henrique recebeu na intermediária e acertou um belo chute no canto direito baixo de Vanderlei. O Mineirão explodia e o placar passava apontar 1 x 1.

A Raposa não esperou o intervalo e seguiu pressionando o Coritiba. Até que, aos 46 min, Diego Renan cruzou da direita e encontrou Jonathan na área. Como um centroavante, o camisa 2 encheu o pé e acertou o canto direito de Vanderlei. Cruzeiro 2 x 1.

O Cruzeiro voltou firme para a segunda etapa, disposto a não repetir as viradas que sofreu recentemente. O Coritiba foi a campo com o atacante Marcos Aurélio no lugar do lateral-direito Márcio Gabriel e o meia Pedro Ken foi deslocado para o lado do campo.

Atento, Adilson Batista trocou Diego Renan pelo volante Elicarlos para reforçar a marcação no lado esquerdo, já aos 7 min.

O placar começou a ser definido aos 9 min, quando Thiago Ribeiro recebeu passe na área e foi derrubado por Cleiton. Sálvio Spínola apontou pênalti. Wellington Paulistas se encarregou da cobrança, acertou o canto direito alto e fez 3 x 1, aos 11 min.

A partir daí, o Cruzeiro dominou as ações e jogou com tranquilidade. Aos 21 min, o time avançou em contra-ataque e Marquinhos Paraná encontrou Thiago Ribeiro pela direita. O atacante cruzou e Eliandro completou para fazer 4 x 1 e decretar a goleada.

Com a vitória consolidada, Adilson se deu ao luxo de desfazer o 4-3-3 já aos 23. Ainda em ritmo de comemoração e com um sorriso no rosto, Eliandro deu lugar ao lateral Athirson. O Cruzeiro tentou ampliar a contagem até o apito final, mas pecou nas finalizações.

CRUZEIRO 4 X 1 CORITIBA

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/11/2009 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Sálvio Espínola (SP)
Público: 27.291 pagantes
Renda: R$ 408.077,83
Gols: Jeci, aos 10 min, Henrique, aos 43 min, e Jonathan, aos 46 min do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 11 min, e Eliandro, aos 21 min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Leonardo Silva e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Leandro Lima (Eliandro) (Athirson); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista

Coritiba
Vanderlei; Márcio Gabriel (Marcos Aurélio), Jeci (Cleiton), Dirceu e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Jaílton, Renatinho e Pedro Ken; Marcelinho Paraíba e Thiago Gentil
Técnico: Ney Franco