Nos últimos dias, os patenses têm convivido com um calor intenso, a temperatura chegou a 36°C. Com esse calor, muitas pessoas aproveitam para se refrescarem em locais com água. E aí surge o alerta, principalmente para os pais. Em uma fração de segundos a fatalidade pode acontecer. O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas divulgou dicas e cuidados importantes para esse tipo de situação.

O capitão Cavalcante, do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, destacou que o calor está aumentando em Patos de Minas e, por isso, pessoas buscam locais com água para se refrescarem. O militar afirmou que crianças de até cinco anos são mais propensas a se afogarem em piscinas, ou outro meio aquático. As principais dicas do capitão para os pais, ou responsáveis, são:

Evitar o uso de eletrônicos que possam desviar a atenção;

Evitar consumo de bebida alcoólica, quando estiver supervisionando crianças;

Evitar deixar brinquedos chamativos na água, que possam atrair as crianças;

Colocar boias, autorizadas pelo INMETRO, em crianças (o colete é mais recomendado nessa situação);

Não permitir que a criança pule diretamente no local, sem verificar a profundidade ou se há obstáculos.

O capitão destacou também sobre os cuidados com baldes cheios de água, próximos de crianças. Segundo Cavalcante, os acidentes como esse são comuns e podem ser fatais. “Os pais não podem ‘tirar o olho’ nem um minuto”.

O militar ressalta que, em caso de alguma criança se afogar, primeiramente deve-se retirar a criança da água e verificar se ela está respirando ou se sofreu algum trauma. Em seguida, ligar para o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, no qual os atendentes irão repassar as orientações para aquele momento.


Além das crianças, os adultos também devem ter cuidados

Os adultos também precisam ficar atentos quando forem entrar em alguma piscina, riacho ou algo do tipo. Nas últimas semanas, três pessoas perderam a vida na represa de Nova Ponte. As principais dicas do militar, para os jovens e adultos, são:

Evitar consumo de bebida alcoólica, se for entrar na água;

Jamais pular no local sem conhecer. Alguns obstáculos, como: pedras, cercas ou objetos, podem provocar traumas;

Escolha locais onde existem salva-vidas, como: clubes;

As dicas são atemporais, ou seja, servem para qualquer época do ano. Em caso de dúvidas, ou necessidade, acione o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.