A direção da Copasa garantiu na manhã desta terça-feira (18) que o abastecimento de água tratada no perímetro urbano de Patos de Minas está totalmente normalizado. A Companhia de Saneamento teve problemas para atender a demanda no final de semana e deixou centenas de famílias com as torneiras vazias. Sobraram reclamações.
A parte alta da cidade foi a mais prejudicada. Moradores das imediações do Jardim Esperança e do Jardim Panorâmico permaneceram o final de semana inteiro sem abastecimento de água tratada. O fornecimento só voltou a acontecer nessa segunda-feira (17) e mesmo assim alguns moradores reclamaram que a água demorou a chegar.
A Copasa informou que o problema foi provocado, principalmente, pela seca que atinge a região. O nível do Rio Paranaíba baixou muito e a captação ficou comprometida. Os equipamentos da Companhia conseguem bombear 400 litros por segundo. A estiagem fez reduzir este volume. Além disso, o consumo aumentou no final de semana.
De acordo com a direção da Copasa, um novo conjunto de motores foi instalado para aumentar a capacidade de bombeamento de água. A Companhia informou que esta medida normalizou completamente o abastecimento de água. De qualquer forma, a Copasa iniciou uma campanha para conscientizar a população para acabar com o desperdício.
Como os moradores da região consumem água de mais, o abastecimento para os reservatórios da parte alta da cidade podem ficar comprometidos. A campanha realizada pela Copasa pede para que a população reduza o consumo.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]