O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), realizou na manhã desta terça-feira (25), uma audiência pública sobre o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Às 15h será realizada outra audiência sobre a concessão para a iniciativa privada do serviço de manejo de resíduos sólidos.
A audiência foi realizada no Memorial do Milho, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. Foi apresentado o plano e logo após foi aberto um momento para contribuições dos que estavam presentes. Dos municípios que integram o CISPAR, 13 aderiram a gestão associada do projeto, são eles: Arapuá, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros
O objetivo do projeto é desativar todos os lixões, com os resíduos recicláveis sendo reaproveitados, com integração dos catadores e os resíduos orgânicos sendo tratados e aproveitados para a produção de adubo orgânico, para aproveitamento energético, para reduzir a quantidade de resíduos em aterro sanitário e redução da emissão de gases de efeito estufa.
Segundo o CISPAR, a concessão para a iniciativa privada tem potencial de atrair mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos e custeio do projeto para a região, ao longo de 30 anos da concessão, e beneficiará cerca de 330 mil pessoas.
A Audiência Pública sobre a concessão para a iniciativa privada será realizada às 15h, no Memorial do Milho. A população pode participar e deixar suas contribuições.