A morte ainda recente de um garoto de 12 anos que pegava carona em um ônibus do transporte coletivo não foi suficiente para conscientizar os ciclistas de Patos de Minas. Mesmo com o esforço das autoridades para conscientizar a população, a chamada “rabeira” continua acontecendo em diferentes pontos da cidade.
Crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos arriscam a própria vida somente para evitar alguns minutos de pedaladas. Nos locais de subida, como na rua Mata dos Fernandes, esse tipo situação é flagrada constantemente. Na amanhã desta quarta-feira (27), um leitor do Patos Hoje flagrou um trabalhador agarrado na traseira do ônibus.
A chamada “rabeira” é tão condenada pelas autoridades de trânsito pelo risco que ela traz. Um descuido nesse caso pode ser fatal. Foi o que aconteceu com João Pedro da Silva Pires, no dia 30 de dezembro de 2014. Ele pegava carona na lateral do ônibus do transporte coletivo e caiu debaixo da roda, morrendo na hora.
A empresa informou que orienta os motoristas a coibirem a rabeira, mas que nem sempre o motorista consegue perceber a presença dos ciclistas. A Polícia Militar também tem atuado para coibir esse tipo de carona. Recentemente três adolescentes foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil por esta prática.
A conscientização dos ciclistas, no entanto, é fundamental para que acidentes graves, como os que têm sido registrados em Patos de Minas não voltem a acontecer.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]