Pessoas de todas as idades foram fazer a prova.

Começou neste sábado (03), a corrida pelo Exame Nacional do Ensino Médio 2013 em todo o país. Em Patos de Minas, cerca de 7 mil estudantes realizam as provas. A movimentação foi grande  nas dependências do Unipam, na Escola Estadual Marcolino de Barros e na Escola Estadual Zama Maciel onde os testes estão sendo aplicados.

Os portões foram abertos com antecedência, mas muita gente deixou para a última hora. Nas imediações do Unipam, onde o maior número de alunos realizam as provas a movimentação foi grande. O trânsito ficou congestionado e muitos alunos tiveram que correr para conseguir chegar a tempo. Os portões foram fechados pontualmente às 13 horas.

Neste sábado (03), os estudantes que pretendem entrar em uma universidade através do Enem fazem provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Foram 4h30 para responder as 90 questões, uma média de 3 minutos para cada questão. Aliás o tempo é o maior inimigo dos estudantes. Alguns chegaram a enncontrar o portão fechado, mas, para alívio, conseguiram entrar para fazer a prova.

Neste domingo (04), os futuros universitários fazem as provas de Matemática e suas tecnologias e de Linguagem e suas tecnologias. O tempo é o mesmo para responder as 90 questões dessas duas disciplinas. Os estudantes terão uma hora a mais para fazer a redação que este ano tem uma novidade. Se houver diferença grande na nota emitida por dois avaliadores, um terceiro educador fará a avaliação.

Antes das provas, os alunos conversaram com os professores que montaram estandes na entrada do Unipam. Todos estavam otimistas.

Autor: Maurício Rocha