Um canteiro de obras com um investimento de cerca de R$ 1 milhão tomado pelo mato. Esta é a realidade do Campus da Universidade Federal de Uberlândia em Patos de Minas. A promessa de que a construção seria retomada no final do ano passado não se concretizou e o projeto segue paralisado, sendo consumido pela ação do tempo.
Em visita a Patos de Minas em novembro do ano passado, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos Resende prometeu retomar as obras ainda no ano de 2014. A construção foi autorizada pelo Conselho Universitário da UFU em Julho de 2014 e, segundo o reitor, a demora na retomada da obra era em decorrência da burocracia para legalizar a documentação do terreno de 30 hectares doado para a instituição na região dos 30 Paus.
Com o processo de doação concluído no final de novembro, a Universidade estaria livre para retomar a obra. Um novo acordo com a empreiteira que venceu a licitação para executar o projeto também foi feito e os recursos da ordem de R$ 15 milhões continuam garantidos pelo Governo Federal. Ainda assim as obras não foram retomadas.
A paralisação da construção do Campus da UFU em Patos de Minas ocorreu em junho de 2012 por determinação da Justiça Federal. A decisão foi tomada depois que o Ministério Público federal questionou a lisura do processo de doação do terreno na região dos 30 Paus para a Universidade.
A UFU funciona em Patos de Minas em três endereços cedidos ou alugados pela Prefeitura de Patos de Minas. As condições de trabalho não são das melhores e alunos e professores não veem a hora da retomada da construção do Campus, que além de melhorar as condições de ensino vai possibilitar a criação de novos cursos.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]