No réveillon é comum a utilização de fogos de artifício para celebrar a chegada do ano novo. Visando à prevenção de acidentes, a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Patos de Minas orienta a população para evitar acidentes.
Um primeiro alerta é para não adquirir material clandestino observando se o local de venda é credenciado. Os bombeiros explicam que nas lojas regulamentadas, os vendedores são treinados para orientar os usuários sobre as medidas de segurança.
A Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas também falou sobre as seguintes precauções quanto à queima de fogos de artifício:
- Sempre leia e siga as instruções na embalagem;
- Sempre use fogos em locais abertos;
- Sempre armazene fogos em local frio e seco;
- Sempre solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade;
- Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;
- Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
- Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
- Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
- Nunca utilize fogos após ingerir BEBIDAS ALCÓOLICAS.
- Não desmontar os fogos.
- Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos.
Antes de usar um produto, ler cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes.
Em caso de acidentes, enquanto não houver atendimento no hospital, cobrir a queimadura com um pano limpo. Nunca fure as bolhas! Elas servem para proteger a área queimada. Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões.
Os bombeiros também orientam a não usar pomadas sem ordem médica, nem tocar as lesões com as mãos e procurar cocorro médico. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo.
E as pessoas devem mesmo ter cuidado ao soltar fogos. Os acidentes podem causar lesões como: queimaduras; amputação dos dedos e até da mão. Se uma bombinha explodir próximo de seus olhos, poderá causar cegueira e trauma acústico.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]