Os adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas no Creas de Patos de Minas vão ganhar uma nova opção para cumprir e para reduzir o tempo da pena. Na tarde dessa quinta-feira (15), eles foram apresentados ao Projeto Arvoreando, que prevê a arborização de praças e espaços públicos de Patos de Minas. O bairro Céu Azul será o primeiro a ser contemplado.
Além do Creas, o Projeto Arvoreando terá a participação do IEF, Ministério Público, Codema, Cima e também do Unipam. As mudas usadas na arborização das praças serão produzidas no Viveiro de Mudas do Instituto Estadual de Floresta pelos adolescentes infratores, com o apoio dos estudantes do Unipam e supervisão do Creas e do Ministério Público.
O promotor da infância e da juventude, Paulo Henrique Delicole, destacou a importância do projeto para toda a cidade e dos benefícios para os adolescentes infratores que, além de contribuírem para uma cidade melhor, poderão reduzir o tempo da pena. Nesse caso, como as punições são alternativas, para cada dia de trabalho, os adolescentes terão redução de três dias na pena.
O promotor do meio ambiente, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, lembrou dos benefícios para a comunidade. Ele afirma que a cidade precisa recuperar as praças que estão destruídas e devolvê-las à sociedade. Já o reitor do Unipam, Milton de Castro Teixeira, destacou o papel da educação para transformar e melhorar a vida das pessoas.
Com o Projeto Arvoreando, os adolescentes vão aprender a preparar sementes, produzir mudas e a cultivar as mais diferentes espécies, conhecendo uma nova profissão. O Viveiro do IEF de Patos de Minas está produzindo este ano 113 mil mudas de eucaliptos e 85 mudas de espécies nativas, mas a capacidade total é de 2 milhões de mudas de eucalipto e de 400 mil mudas de espécies nativas. Se os 78 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Creas aderirem ao projeto, a produção de mudas no IEF poderá aumentar muito.
A primeira praça a ser arborizada pelo Projeto está no bairro Céu Azul. A intenção, no entanto, é de levar a iniciativa para outros pontos da cidade. O coordenador de engenharia ambiental do Unipam, Tiago Santos, disse que o único requisito é o envolvimento dos moradores vizinhos. Os interessados deverá procurar o Viveiro de Mudas do IEF.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]